Screenshot_6.jpg

60 anos Massey Brasil

A Massey Ferguson comemora em maio 60 anos de atuação no País. A Revista Unimassey Digital entrevistou Luis Felli, vice-presidente Sênior AGCO Corporation & Head Global Massey Ferguson, para falar sobre as seis décadas de presença no mercado brasileiro e projeções para o mercado.

"A Massey Ferguson é referência no mercado agrícola nacional, é a marca responsável pela primeira colheita mecanizada em solo brasileiro e também pela primeira frota nacional de tratores".

“Quero expressar aos concessionários meu mais profundo agradecimento pelo excepcional trabalho realizado ao longo desses 60 anos, atuando como o principal ponto de contato e grande motor de crescimento da marca, sempre próximo aos agricultores, ouvindo as suas necessidades e buscando com a fábrica a satisfação dos nossos clientes”

1) A Massey Ferguson Brasil completa 60 anos em um momento mundialmente atípico. Como o sr. analisa esta situação, mais especificamente no Brasil, e quais os aprendizados que ficam deste período?

Os impactos da pandemia na vida das pessoas foram imensuráveis e muitos setores da economia e organizações sofreram. Mas o agronegócio mostrou extrema resiliência e não parou em nenhum momento. O setor se fortaleceu durante a pandemia, pois os contratos e compromissos internacionais foram cumpridos mesmo durante este período, sem ruptura, sem problemas de suprimentos. A pandemia também nos trouxe uma reflexão sobre a forma de trabalhar (atualmente são cerca de 1.200 colaboradores habilitados a trabalhar remotamente), sobre como nos relacionar e estarmos próximos dos clientes, uma vez que as feiras agrícolas foram corretamente canceladas.

Para isso, investimos em plataformas digitais e passamos a promover, por exemplo, Massey Ferguson Show Live e Massey Tech, com excelente adesão do público. Hoje no mercado brasileiro, mais de 30% dos agricultores do Brasil estão nas redes sociais e 60% deles estão dispostos a fazerem negócios via digital. Também desenvolvemos as Salas Virtuais de Negócio, ambientes on-line que permitem aos clientes se conectarem com concessionários, técnicos e especialistas da fábrica para conhecerem nossos produtos e esclarecerem suas dúvidas, técnicas ou comerciais, antes de tomar a decisão sobre a compra de um equipamento.

2) Qual o principal balanço destas seis décadas de presença no mercado brasileiro?

A história da Massey Ferguson no Brasil nos enche de orgulho, trabalhamos juntos, lado a lado do agricultor, trazendo tecnologia e competividade. A Massey Ferguson é referência no mercado agrícola nacional, é a marca responsável pela primeira colheita mecanizada em solo brasileiro e também pela primeira frota nacional de tratores. São marcos que acumulamos juntos ao longo dos anos e que nos trazem para toda a revolução na agricultura que fizemos e continuamos a fazer.

3) Mesmo em meio à pandemia o Brasil teve, em 2020/2021, uma safra recorde de grãos.  Como a Massey Ferguson beneficiou-se deste momento favorável da safra? 

Estamos em um momento muito positivo para o agronegócio brasileiro, com preços das commodities agrícolas em alta. Em um contexto como esse, a reação normal é o agricultor investir novamente em máquinas e equipamentos para ter mais eficiência e produtividade. E é exatamente o que acontece nesse momento.

4) Quais as perspectivas do mercado brasileiro de máquinas agrícolas para os próximos anos?

Minha expectativa é que o mercado brasileiro de máquinas continue crescendo, já que a relação de troca se mantém muito favorável para o produtor rural, que está bem remunerado, com ganhos nos preços de soja e milho, e tem apetite para investir.

5) Como a Massey Ferguson projeta o mercado na pós-pandemia? Na sua percepção, haverá reaquecimento com a volta dos números anteriores à pandemia?

O mercado já está aquecido. A expectativa é que o mercado de máquinas agrícolas como um todo cresça 15% neste ano. Com a vantagem de ter um cenário de juros baixos, que permite a instituições financeiras privadas oferecerem linhas de crédito competitivas no mercado  (em real ou outras moedas).

6) A fábrica tem projetos específicos para o mercado brasileiro?

Nos últimos cinco anos renovamos toda a frota de máquinas agrícolas Massey Ferguson. Hoje, ofertamos para nossos clientes uma solução completa para suas atividades, desde o preparo do solo até a colheita. O nosso portfólio reúne desde produtos de baixa potência e tecnologia mais simples, como o MF 4400 plataformado, até produtos com altíssima tecnologia agregada, por exemplo o MF 8700 e a plantadeira dobrável Momentum, para atender às necessidades de diferentes perfis de agricultores. Seguimos vislumbrando diversas outras oportunidades de equipamentos e máquinas com custos bastante competitivos.  A Massey Ferguson ainda tem muito que crescer e entregar aos seus clientes, com seus produtos de reconhecida qualidade, confiabilidade e tecnologia.

7) O que as concessionárias podem esperar da marca em relação a novos produtos e tecnologia nos próximos anos?

Como mencionamos acima, os concessionários e clientes da marca podem esperar novas tecnologias para aumentar a produtividade e a rentabilidade, reduzir custos no campo e aumentar a capacidade operacional.

 

A evolução tecnológica dos nossos equipamentos reflete no setor de pós-venda, que deve estar preparado para oferecer os melhores serviços. O crescimento da Massey Ferguson está alinhado ao desenvolvimento de produtos com excelência operacional e ao trabalho das equipes nas concessionárias, que têm papel fundamental na fidelização do cliente.

8) Qual a principal mensagem que a Massey Ferguson gostaria de compartilhar com suas concessionárias distribuídas em todo o País e que atuam na linha de frente da marca no mercado?

Quero expressar meu mais profundo agradecimento pelo excepcional trabalho realizado ao longo desses 60 anos, atuando como principal ponto de contato e grande motor de crescimento da marca, sempre próximo aos agricultores, ouvindo as suas necessidades e buscando com a fábrica a satisfação dos nossos clientes com a compra e apoio durante o uso dos produtos Massey Ferguson.

Estamos acompanhando e apoiando a evolução de cada concessionário, principalmente por meio do programa Dealer Excellence, sendo este, um instrumento de apoio e motivação para o fortalecimento da nossa rede.

Seguiremos juntos oferecendo as melhores tecnologias e os melhores serviços para que agricultores, de norte a sul do País, possam seguir alimentando o mundo.