Screenshot_2.png

AGCO FINANCE

CRÉDITO AGRO + MOEDA ESTRANGEIRA

O Crédito Agro+ Moeda Estrangeira surgiu como uma alternativa de financiamento em 2015, porém desde o ano passado, com o esgotamento cada vez mais antecipado de algumas linhas BNDES, essa linha vem ganhando mais relevância.

 

A modalidade é destinada para médios e grandes agricultores com conhecimento e apetite para oscilação do euro ou dólar, oferecendo condições atrativas para operações acima de R$ 500 mil.

 

A taxa de juros é pré-fixada na moeda estrangeira (dólar ou euro) na data da contratação. Um dia útil antes de cada vencimento, o valor da parcela é convertido pelo PTAX (taxa de câmbio, ou seja, a quantidade de moeda nacional que é necessária para comprar uma moeda estrangeira). O diferencial está no prazo de pagamento, que pode chegar até 84 meses e com até 18 meses de carência. Ou seja, o cliente pode adquirir em 2021 e começar a pagar somente em 2022. Além disso, essa linha pode financiar até 100%. Os pagamentos podem ser mensal, bimestral, trimestral, quadrimestral, semestral, anual, com parcelas decrescentes.

 

Muitos clientes da região do Mato Grosso, que já estão acostumados a essa modalidade em moeda estrangeira, estão optando por essa condição. Somente no grupo Pampa, 75,73% das operações de financiamento em 2020 foram contratadas com o Crédito Agro+ Moeda Estrangeira. O motivo para essa grande representatividade se deve, em grande parte, pelo fato de que nessa linha não há cobrança de flat à concessionária e oferece ao cliente um longo prazo para pagamento.