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ENTREVISTA

Alexandre Stucchi, diretor de Vendas da Massey Ferguson

“Temos uma rede altamente capacitada que demonstra aos clientes o valor-agregado de nossas máquinas, da venda ao pós-venda”

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Alexandre Stucchi assumiu recentemente o cargo de diretor de Vendas da Massey Ferguson e, nesta entrevista concedida à equipe da Revista Unimassey Digital, falou sobre as suas atribuições que, entre elas, está a responsabilidade pelo desenvolvimento e implementação da estratégia comercial e vendas de máquinas no Brasil e, sendo encarregado em garantir o alinhamento e direcionamento global da marca o executivo, que tem formação em Engenharia Mecânica, vai atuar como principal representante da fábrica junto aos nossos concessionários.

"Em 2022, continuamos na estratégia de reforço no nosso mix de portfólio e também temos previstos outros lançamentos de máquinas."

1) A Massey Ferguson está há seis décadas no mercado brasileiro, uma presença que ajuda a contar não só a história da marca, como também da evolução da agricultura em todo o país. Qual a leitura que o sr. faz desta trajetória e quais os principais projetos da marca para os próximos anos?

A história da Massey Ferguson no Brasil nos enche de orgulho por sempre termos trabalhado lado a lado do agricultor, trazendo tecnologia e soluções para o aumento da produtividade. A Massey Ferguson é referência no mercado agrícola nacional, foi responsável pela primeira colheita mecanizada em solo brasileiro e também pela primeira frota nacional de tratores. São marcos que acumulamos ao longo dos anos e contribuíram para a revolução na agricultura nacional, que colocou o Brasil como maior fornecedor global de alimentos e fibras.


Vamos continuar contribuindo com os avanços no campo. Por isso, renovamos todas as linhas de produtos nos últimos cinco anos e temos nossos propósitos alinhados a nossa estratégia global AGVANCE tendo o cliente no centro de tudo. Ofertamos desde produtos para agricultura familiar até para propriedades de larga escala, com tecnologia de fácil operação para atender as necessidades de nossos agricultores. 


Seguiremos investindo na expansão dessa nossa oferta de máquinas, apostando em tecnologias que contribuem para uma agricultura eficiente em todas as etapas da produção.  

 

2) Na sua percepção quais a características mais marcantes do agronegócio brasileiro?

O agronegócio brasileiro é um dos mais promissores do mundo. Com a adoção de tecnologia no campo, a produtividade brasileira aumentou, possibilitando que o agricultor produzisse mais e melhor. A produção de grãos no país cresceu mais de 300% entre 1997 e 2020, enquanto a área plantada avançou cerca de 60%, de acordo com a Conab. 


Os agricultores brasileiros são resilientes, característica que garantiu a manutenção da oferta de grãos, proteínas e fibras para a população mundial. E também estão entre os que têm mais interesse em tecnologia, inclusive comparado a outros países do mundo, principalmente em relação à performance e custo-benefício dos equipamentos. Essas últimas características são ainda mais marcantes com a entrada das novas gerações no campo, que buscam o que há de mais tecnológico em máquinas para obter maior rentabilidade, redução de consumo de combustível e menor tempo para execução das atividades agrícolas. 


O produtor brasileiro também tem forte preocupação com a sustentabilidade e a preservação de recursos naturais. Por isso, aposta em soluções de manejo de agricultura de baixo carbono, como plantio direto na palha e integração lavoura-pecuária-floresta.

 

3) Quais as principais ações planejadas para impulsionar comercialmente as concessionárias da rede?

Nossas ações são focadas no mix de portfólio que atende os diversos perfis de clientes e diferentes cultivos, contemplando combos perfeitos de trator com plantadeira, colheitadeiras, pulverizadores, introdução da oferta completa de equipamentos para Feno e Forragem, bem como oferta ampliada de tecnologia de precisão. Temos uma rede altamente capacitada que demonstra aos clientes o valor-agregado de nossas máquinas, da venda ao pós-venda. Ações direcionadas ao cliente reforçam a importância de realizar serviços de revisão e manutenção na concessionária.


Entregamos soluções inteligentes e confiáveis em tecnologia e maquinário para sermos o melhor parceiro do produtor, apoiando para que ele atinja o máximo de produtividade e lucratividade, com menor custo e impacto.


A Massey Ferguson está em um novo momento, com crescimento contínuo em linhas de produto de forma forte e alinhada, o que prova a aceitação do mercado. Somos referência em tecnologia, mas o principal da nossa marca é levar tecnologia descomplicada, simples de operar. 

 

4) Há previsão de lançamentos de produtos em 2022

Nos últimos anos, lançamos novos produtos em todas as linhas e, ano a ano, estamos ganhando participação em segmentos bastante relevantes. Destacamos a venda de conjunto de tratores entre 300 cv a 370 cv com as plantadeiras dobráveis Momentum. 


Em 2022, continuamos na estratégia de reforço no nosso mix de portfólio e também temos previstos novos lançamentos de máquinas. Seguimos investindo para contribuir com o crescimento da agricultura brasileira de maneira competitiva e sustentável.


Volto a destacar um pilar muito importante dentro de nossa estratégia que é de oferecer soluções completas ao nosso cliente para todas as operações agrícolas.
      

5) Em quais feiras a Massey Ferguson estará presente neste ano?

As feiras proporcionam a conexão presencial e interação entre nossa marca e produtos com público presente na feira. Estamos animados com a possibilidade de apresentar os destaques do portfólio de produtos, com soluções inovadoras e tecnológicas, em feiras presenciais. São diversas feiras e eventos que, junto com concessionários, a Massey Ferguson se faz presente. Para mencionar algumas, podemos citar Coopavel, Expodireto Cotrijal e Agrishow que seguem confirmadas para 2022 e que tradicionalmente contam com a participação da marca.

6) A Massey entrou 2022 com uma nova identidade visual reforçando o conceito de entregar experiência, sustentabilidade e a confiabilidade da marca para os agricultores. Que reflexos o sr. acredita que trarão comercialmente ao mercado?

São 175 anos de história mundialmente construída lado a lado com o cliente, isso é raro e motivo de muita celebração. A Massey Ferguson está presente na maioria dos países e é a marca global que celebra data marcante com novo visual do logo e uma nova identidade “Born to Farm”.


Quando a gente fala sobre o novo logo, o icônico triângulo triplo é essencial. Foi feita a transição para um design moderno, plano e elegante, dando vida ao logotipo por meio da interação de três triângulos entrelaçados um no outro, desenhados com um único gesto, sólido e direto, criando a ideia de movimento. O logo da Massey Ferguson e novo slogan reforçam o foco no cliente em primeiro lugar e diretrizes de marca simples, confiável, acessível e sustentável.

O Brasil é um lugar em que o slogan “Born to Farm” se aplica e tem fortíssima relação com o significado. Ao longo dos 175 anos, 61 anos no Brasil em 2021, a Massey Ferguson trabalhou junto ao agricultor para crescer, ser mais rentável, produtivo e facilitar a vida do agricultor – tanto que fizemos parte da evolução, e revolução, da agricultura. Esse é o nosso propósito, quando a cada dia nos levantamos para atender o produtor na concessionária, no campo e iniciamos a fabricação de máquinas, sempre oferecendo produtos, serviços e experiências simples e confiáveis.


No Brasil, fica bem claro, que nós nascemos para cultivar, para acompanhar e apoiar o agricultor. Nós somos Born to Farm.
 

7) Para finalizar que mensagem o sr. deixa para as associadas distribuídas em todo o país e que atuam na linha de frente da marca, e também como a atuação da Unimassey pode fortalecer ainda mais a relação com a fábrica pelos próximos dois anos?

A Massey Ferguson se posiciona no mercado como a marca mais focada no agricultor de todo o setor e é por meio da rede de concessionárias que oferecemos uma experiência excepcional em cada ponto do ciclo do cliente, desde o início da negociação, compra até o pós-venda.


A inovação é uma prioridade na nossa estratégia e cada concessionário distribuído no país, assim como a Unimassey, faz parte de nosso desenvolvimento. Somos o parceiro confiável do agricultor, oferecemos os produtos que solucionam seus desafios e geram valor – e a atuação da rede é fundamental para garantir que as inovações cheguem aos produtores e lhes garantir o melhor nível de serviço de nossas máquinas. O ano de 2022 será o ano da nova marca Massey Ferguson.