Screenshot_2.png

PALAVRA DO PRESIDENTE

O AGRO BRASILEIRO MAIS UMA VEZ COM SAFRA RECORDE

Infelizmente o mundo entrou 2021 ainda vivendo a pandemia.

Mais de um ano após o início do Covid-19, há diversos aprendizados que, certamente, valerão muito daqui para frente em todos os setores econômicos e sociais, aquilo que alguns chamam de um “novo normal”.

 

Olhando para o segmento do agronegócio podemos ver que, mesmo tendo sido colocado à prova por este novo contexto mundial, a cadeia do setor, não só não parou em nenhum momento, o que fez com que não houvesse desabastecimento de alimentos nas prateleiras e na mesa dos brasileiros, como continuou a crescer, gerando renda e emprego em um os piores momentos da nossa história.

 

De acordo com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), de janeiro a junho de 2020, o agronegócio foi o setor que mais gerou empregos com carteira assinada no país. Também foi o único que apresentou crescimento do PÌB no segundo semestre do ano passado. Em um dos períodos mais críticos até então, enquanto o Produto Interno Bruto brasileiro caia 9,7%, o do agro registrou um crescimento e 1,2%.

 

Para nos alegrar e nos fortalecer ainda mais, o IBGE elevou a projeção de safra recorde de grãos para 2021 para 262,2 milhões de toneladas. Uma alta de 1,7 milhões de  toneladas em relação à estimativa anterior. Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística apontam ainda um avanço de 3,2% (+8,1 milhões de toneladas) em relação à safra do ano passado. A área a ser colhida este ano é de 66,8 milhões de hectares, aumento anual de 2,1%. Entre as principais lavouras, a expectativa é de alta nas produções de soja (7,2%), que deve totalizar 130,3 milhões de toneladas; de milho (0,4%), que deve alcançar os 103,7 milhões de toneladas; de feijão (4,1%) e de sorgo (0,1%).

Mesmo diante de uma crise sanitária mundial, conseguimos avançar no setor que é crucial para toda a humanidade. O agronegócio encontrou um caminho para não parar e continuar a crescer, mesmo no momento em que a recessão econômica afetou todo o planeta.

Quando tudo isso passar, estaremos ainda mais fortalecidos e preparados para vencer os desafios e continuar fazendo do setor um impulsionador essencial para a economia mundial e para a produção de alimentos. Um segmento, cada vez mais preocupado e comprometido com o meio ambiente, e um dos principais empregadores do país.

 

Força, fé e trabalho

Atenciosamente, 

João Batista de Figueiredo Ramos  
UNIMASSEY 

(51) 3472.9988 / (51) 3472.9989 
joao.figueiredo@unimassey.com.br 

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram

A Revista Unimassey é uma publicação da Stampa Comunicação para a Associação Nacional dos Distribuidores Massey Ferguson (Unimassey). 

  • Matérias e artigos publicados poderão ser reproduzidos em outros canais, desde que sejam citadas todas as fontes, incluindo os nomes dos jornalistas, fotógrafos, a editora e a Unimassey.  

 

  • Envie comentários sobre as matérias publicadas, bem como sugestões de assuntos que você gostaria de ler na Revista Unimassey Digital, para o e-mail da nossa Redação: andrea@stampacom.com.br 

Diretoria

Coordenação: Fernando C. Fabbrin

Redação, projeto, produção digital e publicação 

Stampa Comunicação

Contato: (51) 9.8117.7188 

Direção-geral: Eliane Casassola * eliane@stampacom.com.br 

Edição e redação: Andrea Fioravanti Reisdörfer * andrea@stampacom.com.br 

Direção de arte: Thiago Pinheiro * thiago@stampacom.com.br 

Editoração: Larissa Cantini * stampa@stampacom.com.br 

(51) 3472-9988

Rua Domingos Martins, 121 - Cj 402 - CEP 92010-170 - Canoas (RS)

unimassey@unimassey.com.br

©2020 por Revista Unimassey. 

Todos os direitos reservados. 

 Stampa Comunicação