Logo e Cabeçalho Unimassey.png

Massey Ferguson e CPFL Energia se unem em campanha de prevenção de acidentes elétricos nas atividade

14% dos acidentes com a rede elétrica acontecem na agricultura. Confira as dicas de prevenção do Guardião da Vida


Campinas, SP, 24 de maio de 2022 - Acidentes na agricultura representam 14% das ocorrências na área de concessão da CPFL Energia, que compreende 687 municípios. Na maioria dos casos, os acidentes envolvendo a rede elétrica acontecem durante a execução de atividades agrícolas e provocam danos ao sistema elétrico e a interrupção no fornecimento de energia para a população, mas nos casos mais graves colocam muitas vidas em risco. Na agricultura, acidente com pulverizador é o mais comum, seguido por contato com a rede em cima da colheitadeira e colheita manual de frutas.


Muitas ocorrências, se não todas, poderiam ser evitadas com a adoção de medidas de prevenção e de treinamentos básicos de empresas e fornecedores. Desta forma, por meio da campanha Guardião da Vida, duas grandes empresas se juntaram em prol da segurança dos trabalhadores de campo e agricultores: CPFL, uma das maiores empresas de energia do país, e a Massey Ferguson, referência mundial em maquinários agrícolas.


O objetivo da parceria é ajudar a evitar acidentes com a rede elétrica no campo e disseminar dicas de conscientização com o movimento que já ajuda clientes e comunidades com adoção de atitudes mais seguras, como parte responsável pela vida de outras pessoas, por meio de pequenas práticas do dia a dia.


“Em nossas campanhas de Guardião da Vida, emprestamos a força da marca do Grupo CPFL para alertar a população sobre os potenciais riscos ao seu redor. A energia elétrica é fundamental para o desenvolvimento da sociedade, mas precisa ser manipulada com os cuidados necessários, o nosso papel, como uma Companhia responsável e respeitosa, é esclarecer isso”, afirma Camila Pikunas, Gerente de Marketing e Relacionamento do Grupo CPFL.


“Quando falamos, em nosso movimento, que ‘de guardião para guardião, informação salva vidas’, queremos incentivar o cuidado uns com os outros, em uma cultura de interdependência. Poder unir forças com a Massey Ferguson materializa o nosso jeito de ser e o compromisso genuíno das duas marcas com a segurança”, finaliza.


“Temos o agricultor no centro de tudo o que fazemos. Estamos ao lado dele no dia a dia e sabemos da importância de tomar medidas de proteção e segurança nas operações do campo. Por isso, promovemos campanha de segurança no campo e apoiamos o movimento ‘Guardião da Vida’, que visa salvar vidas por meio da conscientização, levando mensagens e orientações que ajudam a evitar acidentes com redes elétricas em áreas rurais”, ressalta Fernanda Teixeira, Gerente de Comunicação e Customer Care da AGCO América do Sul.


Com essa parceria, a Massey Ferguson aderiu à campanha com diversas ações, como adesivos em tratores com alertas para a prevenção de acidentes, além de dicas de como agir se ocorrer um acidente. Cartazes, banners em site, flyers e posts em redes sociais também foram adotados, além de um episódio inédito do “Papo Massey”, com a participação de Marcos Victor Lopes, Gerente de Saúde e Segurança do Grupo CPFL.


O movimento Guardião da Vida, lançado em 2019 pela CPFL, é aberto a todos. Os materiais são gratuitos e estão no site www.guardiaodavida.com.br, um espaço que oferece vídeos, textos, parcerias com influenciadores do ramo e até materiais para download, para que todos possam ser Guardiões da vida.



Confira dicas de segurança no campo:


● Em caso de acidente próximo à rede elétrica, sempre dar preferência para não descer do veículo e acionar a distribuidora, somente descer depois que a rede estiver desligada.


● Se precisar descer por uma situação de risco (Ex.: veículo começa a pegar fogo): Descer do veículo de forma que ao colocar o pé no chão, não esteja em contato com nada ao seu redor, inclusive o veículo, (pular o mais longe possível e cair com os pés juntos ou em um pé só)


● Atenção ao passar com o trator perto da rede elétrica porque, em caso de colisão, um choque pode ser fatal. Em caso de colisão com fios e cabos derrubados, não desça do trator. Acione o Corpo de Bombeiros pelo 193;


● Torres, postes e os cabos de aço que prendem os postes ao chão são um risco para quem utiliza veículos e máquinas nas áreas de colheita. Fique sempre atento.


● Na irrigação, nunca direcione os jatos para a rede elétrica. Cuidado ao manobrar qualquer tipo de equipamento com as hastes levantadas. Elas não devem atingir os fios! Isso pode causar acidentes graves.




Fonte: https://www.masseyferguson.com/pt_br/discover-mf/news/news/14-dos-acidentes-com-a-rede-eletrica-acontecem-na-agricultura.html