Cabeçalho_edited.png

Mato Grosso: exportações do complexo soja apresentam recorde em 2022

Boletim semanal do Imea aponta que restam menos de 400 mil toneladas para estado superar volume escoado em 2021

Entre janeiro e outubro 2022 Mato Grosso enviou para o mercado externo 23,7 milhões de toneladas de soja em grão, restando menos de 400 mil toneladas para superar o volume total escoado no ano passado. Os números são da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), trazidos no boletim semanal da soja do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) desta semana.


A China segue como principal país comprador do grão mato-grossense. Sozinha adquiriu até outubro deste ano 13,66 milhões de toneladas de soja.



Farelo e óleo de soja atingem recorde nos embarques

Em farelo de soja, traz o Imea em seu boletim, foram enviados ao longo de 2022 um volume de 6,01 milhões de toneladas para o exterior. Quantidade considerada recorde na série histórica.


Os principais destinos da produção de farelo do estado foram a Tailândia com 1,76 milhão de toneladas e a Indonésia com 1,29 milhão de toneladas.


No que se refere ao óleo de soja, o escoamento de janeiro a outubro somou 490 mil toneladas, sendo o maior volume exportado dos últimos nove anos.


“O recorde das exportações do complexo soja são resultados da quebra de safra nos países sul-americanos e pelo aumento da demanda. Por fim, é importante destacar que os bloqueios nas rodovias do país poderão ser um limitador para o escoamento no mês de novembro de 2022”, explica o Imea.




Fonte: https://www.canalrural.com.br/mato-grosso/mato-grosso-exportacoes-do-complexo-soja-apresentam-recorde-em-2022/